The Word

ReleaseFaixasOnde encontrar

Release

The Word, cd com 13 faixas e dvd ao vivo de média metragem – cerca de 30 minutos – com surpresas de repertório e interpretação, adaptado do formato de tela de cinema em alta resolução, trabalho do compositor Manu Lafer, reune em sua maior parte versões em inglês de obras gravadas na discografia autoral do artista, além de algumas inéditas, como a do título.

O motivo é simples; para que elas sejam interpretadas pela norteamericana Maude Maggart, cantora de voz e interpretação hipnotizantes, a maior representante da nova geração de cabaret music. Esse é um gênero que traz o chamado American Songbook, nas suas pérolas e nos seus standards, aspectos em comum com o jazz, mas tendo uma característica própria, sempre com formações pequenas, elementos de teatro e canto lírico e dos musicais. Os mentores de Maggart são os maiores expoentes do gênero, Michael Feinstein, arquivista e especialista na obra de Ira Gershwin, e Andrea Marcovici.

O acompanhamento instrumental, sempre em versões ao vivo sob a produção de Alê Siqueira é feito pela parceria, até então inédita em estúdio, entre o pianista Ehud Asherie, fluente na língua portuguesa e profundo conhecedor da música brasileira – principalmente do choro e da época de ouro do nosso rádio – com aquele que é considerado o maior guitarrista de jazz, Howard Alden, conhecido a partir da trilha de Sweet And Lowdown de Woody Allen, e por transitar do jazz, particularmente do beepob, à gypsy gtitar e ao choro, excursionando regularmente pelo mundo todo em prestigiados festivais. Em The Word, Howard toca a guitarra de 7 cordas Americana, que ele conhece como coautor de 4 cds com o pioneiro George Van Eps e banjo. Os arranjos feitos por Howard Alden respeitam a montagem das vozes dos acordes e os ritmos brasileiros originais, mas são investidos da linguagem ritimica, harmônica, de forma e de improviso da música americana.

No repertório estão a faixa título The Word, as inéditas Light e Away (esta também cantada como Perigo, no DVD). A obra seminal de Manu, Baião da Flor (1998), inspirada em Terra e Saudosimo, de Caetano Veloso, e que dialoga com a tradição de obras e artistas brasileiros, é vertida como Flower Tune, abrangendo o universo americano, com seus pássaros e romantismo que são decantados por estes standards com os quais as pessoas daquela cultura se relacionam e emocionam.

O cd conta com o clarinetista e saxofonista Ken Peplowski em Princess, Golden Mines e Light, com o trompetista Warren Vaché em You And My Dreams e Flower Tune, e com o baixista Frank Tate. O dvd, também realizado e veiculado em eventos especiais em alta qualidade, filmado com qualidade de cinema, é dirigido pelos premiados Juliano Salgado (O Sal da Terra, que concorreu ao Oscar), Stefano Capuzzi (do premiado longa A Grande Vitória) e Fillippo Capuzzi (Internet: O Filme), com montage de Déo Teixeira (que dirigiu o 10 DVDde Manu, A Lente do Homem, de 2008).

Faixas

1. Golden mines
2. You and my dreams
3. Milestone
4. Nightdreaming
5. The word
6. Princess
7. Gonna get ya
8. Light
9. Come
10. Did I need to repeat?
11. Flower tune
12. Away
13. Céu
14. Right now
   |   Tratore   |   Amazon   |   Deezer   |   Play-Store   |   ITunes   |   Spotify   |   EMusic   |